Para investir em opções na B3, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores que ofereça esse tipo de investimento. É necessário ter cuidado ao escolher a corretora, verificando sua reputação e as taxas cobradas.
Depois de abrir uma conta na corretora, o investidor precisa fazer uma análise do mercado e escolher as opções mais adequadas para o seu objetivo de investimento.
É importante lembrar, também, que uma opção não existe sozinha, ela existe ligada a um ativo, pois ela é um derivativo (podendo ser um índice, uma ação, contratos futuros, etc).
É importante lembrar que as opções são operações de alto risco e, portanto, deve-se ter conhecimento sólido do mercado financeiro para investir com segurança e conhecer as regras, códigos e normas da Bovespa.
O lançador da opção recebeu o prêmio em dinheiro, por isso, não pode deixar de cumprir sua obrigação, caso venha a ser exercido.
Por ser um direito do titular da opção, este pode ou não exercê-lo e deixar que a opção expire.
As negociações de opções são feitas por códigos e estes deverão ser inseridos pelo investidor no home broker de sua Corretora ou em sua Plataforma Operacional para realizar uma transação.
O número "30" - representa o preço de exercício de R$30,00.
No Dinheiro (at money) - É a opção que está no limiar entre possuir ou não valor intríseco. Estas opções trazem mais incertezas e geralmente são as mais negociadas no mercado. O prêmio pelo risco nelas é máximo.
Fora do Dinheiro (out of the money) A opção está fora do dinheiro quando não valeria a pena exerce-la a cotação atual do ativosubjacente se a data de exercício fosse hoje. \Estas opção está fora do dinheiro quando o preço de exercício é maior que a cotação da ação. Neste x=caso ela não possui valor intríseco e seu valor especha apenas a possibilidade da ação vir a subir antes da data de exercício.
- Preço da ação sobre = > valor da Call Aumenta
- Maior preço de exercício = > valor da Call diminui
- Maior volatilidade = > valor da Call Aumenta
- Mais tempo = > valor da Call Aumenta
- Juros maiores = > valor da Call Aumenta
Se um investidor estiver comprado em uma call e o preço da ação venha subir, o prêmio desta ação também irá subir;
Quanto maior for o preço do exercício, menor será o seu valor, isso porque a chance dessa opção ser exercida é reduzida;
Quanto maior for a volatilidade do preço do ativo, maior será o preço das suas opções, já que as possibilidades de ser exercido são maior;
Quanto maior a volatividade, maior a probabilidade de que a opção seja exercida, obtendo-se um ganho e portanto, maior será o prêmio pago por esta opção;
Como qualquer outro ativo, uma opção só gera ganhos quando o investidor a vende por um preço maior ao que ele pagou por ela.
O exercício de uma put ocorre pelo direito da venda do ativo, quando o mercado cai e o valor da opção alcansa o valor do strike antes da data de vencimento.
Agora, imagine que, durante a alta, você adquiriu uma opção de put pelo valor de R$15,00.
O objetivo de opções put é garantir que a venda de uma ação não sofra com a desvalorização da cotação.
Nesse caso, é interessante considerar a compra de um put quando o ativo está em alta, e a venda quando estiver em queda.
Venda Coberta o Lançador compra o ativo subjacente e vende uma opção de compra (Call) desse mesmo ativo, isto para receber um prêmio. Essa estratégia pode ser interessante porque permite ao Lançador receber uma renda extra e limitar suas perdas, pois se a ação cair ele não será exercido e como ganhou o valor do prêmio, ele minimizou o valor da desvalorização da ação. O risco esta em a ação subir mais que o valor do strike e ele ser exercido tendo que vender a ação pelo preço do strike, abaixo do valor atual no mercado. Essa estratégia é também conhecida como dividendos sintéticos.
No pior caso. se o valor desse ativo subir mais que o preço estipulado, strike, o comprador, que é o titular da opção, irá exercer o seu direito de comprar o ativo pelo preço de exercício, que foi negociado no momento da compra da Call.
Porém se o valor do ativo subjacente cair, o comprador, titular da opção, provavelmente irá optar por não exercer a opção e, assim, limitar suas perdas à quantia que já pagou como prêmio pela opção e poderá comprar esse ativo direto no mercado por um preço mais baixo, pois o valor do ativo caiu.
Existem diferentes tipos de estratégias de Call em opções, dependendo do objetivo do investidor e das condições do mercado.
As estratégias com opções podem ser divididas em dois grupos: Estratégias direcionais e Estratégias não direcionais.
COVERED CALL: (Venda Coberta de Call) nessa estratégia, o investidor possui o ativo subjacente e VENDE uma Opção de Compra. Isso gera um prêmio que pode ser usado como uma espécie de proteção contra perdas ou como uma fonte de renda extra. Se o preço do ativo não subir o suficiente para que a opção de compra seja exercida, o investidor pode manter o ativo e vender novamente outra opção de compra.
PROTECTIVE CALL: (Proteção com Call) essa estratégia é semelhante à covered call, mas em vez de possuir o ativo subjacente, o investidor compra uma opção de venda (Puts) para se proteger contra perdas caso o preço do ativo caia. Ao mesmo tempo, ele vende uma opção de compra para gerar um prêmio.
O investidor lançou a opção de venda (Puts) e ganhou o prêmio, com isto ele ficou com a obrigação de comprar a ação pelo preço que foi estipulado, caso o mercado caia além do valor do strike até a data do vencimento e esse mesmo investidor comprou a opção de compra (Call) e pagou o valor do prêmio, com isto ele ganhou o direito de comprar a ação pelo preço que foi estipulado, caso o valor dessa ação suba mais que o valor do strike até a data do vencimento.
Caso a volatividade do valor da ação não alcance o valor do strike até a data do venvimento, os investidores titulares das opções, não irão exercer nem ser exercido nas suas opções, ambos irão perder o valor que pagaram como prêmio no momento da compra da opção. Desta forma, o investidor que lançou a venda e recebeu o prêmio usou esse mesmo valor para pagar a compra de uma opção de compra, garantindo uma segurança em caso de quedas grandes no valor das ações, fazendo uma segurança da sua carteira.
As estratégias de compra de Call em opções são utilizadas por investidores que estão otimistas em relação ao mercado e esperam que o preço do ativo subjacente aumente muito mais que o preço do strike, logo no vencimento ele pagará o preço do strike e lucrará o valor dessa diferença.
O vendedor de uma Put tem a obrigação de comprar pelo preço do acordo, não importando o valor atual de mercado.
No entanto, se o preço das ações da Petrobrás cair, o investidor poderá exercer a opção Put e vender uas ações a um preço mais alto que o do mercado. Isso o ajudará a compensar as perdas que sofreria na carteira e ainda permitirá comprar essas mesmas ações a preços mais baratos no mercado.
Oberdanweb - Marketing e Investimentos
Comentários